De onde vem e para onde vai?

Professora Lucimara Elesandra Carneiro, 5° ano A - 24 alunos. Escola Municipal Cívico-Militar Professora Anita Taborda Puglia.


Começamos nossas atividades assistindo a uma videoaula do Portal A Rede, chamada “De Onde Vem e Para Onde Vai?”, em parceria com o programa Realiza. Depois do vídeo, conversamos bastante sobre o que vimos, e os alunos foram falando o que mais chamou a atenção. Fomos anotando no quadro as ideias principais que surgiram durante esse momento.

Em seguida, cada aluno escreveu um texto contando o que aprendeu com a videoaula. Foi muito interessante ver como eles conseguiram organizar as ideias e explicar, com suas próprias palavras, tudo o que entenderam.

Depois partimos para a segunda atividade, fomos observar como acontece a separação do lixo aqui na escola. Tiramos fotos das lixeiras de recicláveis e também conversamos com a equipe da limpeza. Eles explicaram que o lixo orgânico da cozinha é recolhido por uma família, que dá o destino correto, transformando em adubo e até utilizando para alimentar alguns animais. Já os materiais recicláveis são separados e recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva que passa semanalmente na nossa cidade.

Outra atividade muito especial foi a entrevista com a professora Cristiane, uma professora que trabalha em outra turma da nossa escola. Ela contou para a turma sobre um projeto que desenvolveu no ano passado com seus alunos, envolvendo a coleta de óleo de cozinha usado. Com esse óleo, eles produziram sabão! Além de aprenderem sobre sustentabilidade, ainda conseguiram arrecadar dinheiro com a venda e usaram para um passeio no final do ano. Os alunos adoraram conhecer essa experiência e ficaram bem interessados.

Para finalizar, produzimos um cartaz digital com dicas de como reduzir o impacto do lixo no meio ambiente. Eles levaram uma versão impressa para casa, para compartilhar com a família, e também entregamos para os funcionários da escola.

Foi um trabalho muito significativo. Os alunos participaram bastante, se envolveram em todas as etapas e, com certeza, saíram dessa experiência mais conscientes e atentos sobre de onde vem e para onde vai o lixo que produzimos no dia a dia.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com a Secretaria Municipal de Educação

Notícias e as estruturas dos jornais

Curiosidades sobre o meio ambiente