Notícias e as estruturas dos jornais
Professora Lucimara Elesandra Carneiro, 5° ano A. Escola Municipal Cívico-Militar Professora Anita Taborda Puglia.
Nessa quinzena os alunos do 5º ano A, trabalharam sobre o gênero textual notícia em suas aulas de língua portuguesa e para auxiliá-los, utilizamos como material de apoio o Jornal da Manhã digital e impresso.
Primeiramente, foram entregues textos explicativos para os alunos, fizemos a leitura e explicação do gênero textual, sua estrutura e organização, finalidades etc. Após a explicação receberam também um folder explicativos de cada parte da notícia e seu objetivo.
A primeira atividade que foi realizada era a análise do Jornal da manhã impresso. Os alunos receberam um exemplar para fazerem a leitura e folhearem para compreenderem a anatomia dele. Na sequência, eles formaram grupos para fazer a análise do jornal da manhã digital, disponível no site. Cada grupo teve acesso a um notebook para fazer a leitura.
Quando abriram a Página do Jornal da Manhã, observaram que havia todos os exemplares disponíveis. A professora pediu para que cada grupo escolhesse um jornal e fizessem o resumo da notícia da manchete desse jornal escolhido. Após fazer a análise, leitura e resumo, todos os grupos apresentaram para a turma as informações coletadas.
Nossa próxima atividade acerca do tema, foi redigir uma notícia sobre algum acontecimento da nossa escola dos últimos dias. Para ser uma escolha democrática e que fosse um tema de interesse deles, elencamos alguns acontecimentos e fizemos uma votação. O tema escolhido foi o Cerimonial, que acontece de forma trimestral em nossa escola, com o objetivo de premiar os alunos que destacaram por notas e por comportamentos ao longo desse tempo.
Para escrever a notícia, a professora colocou o passo a passo no quadro para que eles seguissem, com as instruções de todas as informações que deveriam conter no corpo do texto, sempre elencando que quanto mais informações mais riqueza de detalhes teriam.
Os alunos amaram essas atividades, sentiram-se os próprios repórteres da escola. Com o passo a passo bem explicado, eles conseguiram descrever corretamente o que havia acontecido no evento.
Após a realização da notícia, a professora fez a correção e uniu as melhores partes de cada texto formando um texto coletivo, para fazer a imagem real da primeira folha do jornal da escola. Ficou muito joia! No dia seguinte, imprimimos uma cópia e entregamos para algumas turmas da nossa escola, para divulgar o trabalho deles e também o evento que havia acontecido em nossa escola.
Nessa quinzena os alunos do 5º ano A, trabalharam sobre o gênero textual notícia em suas aulas de língua portuguesa e para auxiliá-los, utilizamos como material de apoio o Jornal da Manhã digital e impresso.
Primeiramente, foram entregues textos explicativos para os alunos, fizemos a leitura e explicação do gênero textual, sua estrutura e organização, finalidades etc. Após a explicação receberam também um folder explicativos de cada parte da notícia e seu objetivo.
A primeira atividade que foi realizada era a análise do Jornal da manhã impresso. Os alunos receberam um exemplar para fazerem a leitura e folhearem para compreenderem a anatomia dele. Na sequência, eles formaram grupos para fazer a análise do jornal da manhã digital, disponível no site. Cada grupo teve acesso a um notebook para fazer a leitura.
Quando abriram a Página do Jornal da Manhã, observaram que havia todos os exemplares disponíveis. A professora pediu para que cada grupo escolhesse um jornal e fizessem o resumo da notícia da manchete desse jornal escolhido. Após fazer a análise, leitura e resumo, todos os grupos apresentaram para a turma as informações coletadas.
Nossa próxima atividade acerca do tema, foi redigir uma notícia sobre algum acontecimento da nossa escola dos últimos dias. Para ser uma escolha democrática e que fosse um tema de interesse deles, elencamos alguns acontecimentos e fizemos uma votação. O tema escolhido foi o Cerimonial, que acontece de forma trimestral em nossa escola, com o objetivo de premiar os alunos que destacaram por notas e por comportamentos ao longo desse tempo.
Para escrever a notícia, a professora colocou o passo a passo no quadro para que eles seguissem, com as instruções de todas as informações que deveriam conter no corpo do texto, sempre elencando que quanto mais informações mais riqueza de detalhes teriam.
Os alunos amaram essas atividades, sentiram-se os próprios repórteres da escola. Com o passo a passo bem explicado, eles conseguiram descrever corretamente o que havia acontecido no evento.
Após a realização da notícia, a professora fez a correção e uniu as melhores partes de cada texto formando um texto coletivo, para fazer a imagem real da primeira folha do jornal da escola. Ficou muito joia! No dia seguinte, imprimimos uma cópia e entregamos para algumas turmas da nossa escola, para divulgar o trabalho deles e também o evento que havia acontecido em nossa escola.
Comentários
Postar um comentário