Isa e os exploradores do agro
Professora Lucimara Elesandra Carneiro, 5° ano A. Escola Municipal Cívico-Militar professora Anita Taborda Puglia.
Nossa turma se engajou novamente em uma atividade do Projeto Vamos Ler em parceria com a Frísia. Para iniciar os alunos assistiram a videoaula “Isa e os exploradores do agro”, após assistir conversamos sobre o tema, colocamos ideias que eles tinham sobre o agro e o que eles sabiam sobre isso.
Nossa primeira atividade foi fazer a leitura da história em quadrinhos para que conhecessem os personagens e um pouco mais sobre a história. Fizemos a impressão da história em um papel maior, então colocamos ela exposta no quadro da sala, para que os alunos fossem até ela e observassem.
Após realizar a leitura, construímos uma nova história em quadrinhos coletivamente, utilizando os mesmos personagens. Nosso objetivo era retratar a importância do agro, de forma breve e caprichada. Construímos essa HQ no quadro de giz, juntando ideias e debatendo sempre como ficaria melhor, até chegar ao resultado final.
Depois de construído o enredo, eles reproduziram em suas folhas, utilizando todo o capricho e dedicação que eles têm. O resultado ficou muito legal, eles se dedicaram e demonstraram que são verdadeiros artistas, nossos alunos adoram essas produções e se motivam sempre.
Para casa os alunos levaram duas tarefas: primeiramente deveriam fotografar quatro alimentos que tinham em casa e registrar no caderno sua origem, para na próxima aula utilizarmos em sala. A segunda tarefa era entrevistar os pais ou responsáveis sobre a importância do agro para nossa vida.
Já no dia seguinte, com as fotos enviadas, fizemos as impressões na escola e organizamos elas em uma folha, cada um com as suas próprias imagens, criando uma legenda contando de onde aquele alimento veio.
Sobre a entrevista realizada com os pais, apenas reafirmamos o quanto os pais e as famílias gostam de participar das atividades dos seus filhos e o quanto são presentes, saíram entrevistas muitos legais, nossos repórteres mirins arrasaram e mostraram que o conteúdo que estava sendo estudado foi abordado da forma correta na hora de colocar o protagonismo em jogo e fazer as perguntas para os pais.
Já no próximo dia, fizemos um passeio muito legal, conseguimos uma parceria com um casal de agricultores da nossa cidade, eles nos recepcionaram da melhor forma possível, foram muito atenciosos e prestativos. Esse casal é produtor de morango, eles nos explicaram como funciona a plantação, cuidado e a colheita do morango e como ele chega a nossa mesa.
Depois da conversa e do passeio que fizemos dentro das estufas de morango, eles nos deixaram colher e comer o morango direto do pé. Que experiência incrível os alunos viveram, eles amaram, tiveram a oportunidade de colher o morango, conhecer mais de perto sua produção e puderam compreender que o morango não vem da bandejinha do mercado, mas sim que ele é cultivado com muita intencionalidade e cuidado.
Pare encerrar nosso passeio, os alunos fizeram uma entrevista com o produtor, fazendo algumas perguntas sobre o campo e qual a importância que ele acha que o campo tem para a cidade também.
Como última atividade, mas não menos importante, criamos uma arte de campanha digital sobre a importância do agro para nossas vidas, após a arte criada, divulgamos nas redes sociais e imprimimos para colar no caderno, além de imprimir mais exemplares para as outras turmas.
Em cima dessa videoaula, desse tema e da história em quadrinhos pudemos ampliar muito nossos conhecimentos, os alunos engajaram e compreenderam o valor do agro para nossas vidas, marca que ficara para sempre e com certeza darão a partir de agora muito mais valor ao alimento que temos na nossa mesa.
Nossa turma se engajou novamente em uma atividade do Projeto Vamos Ler em parceria com a Frísia. Para iniciar os alunos assistiram a videoaula “Isa e os exploradores do agro”, após assistir conversamos sobre o tema, colocamos ideias que eles tinham sobre o agro e o que eles sabiam sobre isso.
Nossa primeira atividade foi fazer a leitura da história em quadrinhos para que conhecessem os personagens e um pouco mais sobre a história. Fizemos a impressão da história em um papel maior, então colocamos ela exposta no quadro da sala, para que os alunos fossem até ela e observassem.
Após realizar a leitura, construímos uma nova história em quadrinhos coletivamente, utilizando os mesmos personagens. Nosso objetivo era retratar a importância do agro, de forma breve e caprichada. Construímos essa HQ no quadro de giz, juntando ideias e debatendo sempre como ficaria melhor, até chegar ao resultado final.
Depois de construído o enredo, eles reproduziram em suas folhas, utilizando todo o capricho e dedicação que eles têm. O resultado ficou muito legal, eles se dedicaram e demonstraram que são verdadeiros artistas, nossos alunos adoram essas produções e se motivam sempre.
Para casa os alunos levaram duas tarefas: primeiramente deveriam fotografar quatro alimentos que tinham em casa e registrar no caderno sua origem, para na próxima aula utilizarmos em sala. A segunda tarefa era entrevistar os pais ou responsáveis sobre a importância do agro para nossa vida.
Já no dia seguinte, com as fotos enviadas, fizemos as impressões na escola e organizamos elas em uma folha, cada um com as suas próprias imagens, criando uma legenda contando de onde aquele alimento veio.
Sobre a entrevista realizada com os pais, apenas reafirmamos o quanto os pais e as famílias gostam de participar das atividades dos seus filhos e o quanto são presentes, saíram entrevistas muitos legais, nossos repórteres mirins arrasaram e mostraram que o conteúdo que estava sendo estudado foi abordado da forma correta na hora de colocar o protagonismo em jogo e fazer as perguntas para os pais.
Já no próximo dia, fizemos um passeio muito legal, conseguimos uma parceria com um casal de agricultores da nossa cidade, eles nos recepcionaram da melhor forma possível, foram muito atenciosos e prestativos. Esse casal é produtor de morango, eles nos explicaram como funciona a plantação, cuidado e a colheita do morango e como ele chega a nossa mesa.
Depois da conversa e do passeio que fizemos dentro das estufas de morango, eles nos deixaram colher e comer o morango direto do pé. Que experiência incrível os alunos viveram, eles amaram, tiveram a oportunidade de colher o morango, conhecer mais de perto sua produção e puderam compreender que o morango não vem da bandejinha do mercado, mas sim que ele é cultivado com muita intencionalidade e cuidado.
Pare encerrar nosso passeio, os alunos fizeram uma entrevista com o produtor, fazendo algumas perguntas sobre o campo e qual a importância que ele acha que o campo tem para a cidade também.
Como última atividade, mas não menos importante, criamos uma arte de campanha digital sobre a importância do agro para nossas vidas, após a arte criada, divulgamos nas redes sociais e imprimimos para colar no caderno, além de imprimir mais exemplares para as outras turmas.
Em cima dessa videoaula, desse tema e da história em quadrinhos pudemos ampliar muito nossos conhecimentos, os alunos engajaram e compreenderam o valor do agro para nossas vidas, marca que ficara para sempre e com certeza darão a partir de agora muito mais valor ao alimento que temos na nossa mesa.

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário