Trabalhando com opinião
A importância do conhecer para opinar
Nas aulas de Língua
Portuguesa, os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Cívico Militar Professora
Anita Taborda Púglia, foram instigados a desenvolverem seu senso crítico
através do gênero textual artigo de opinião.
Através da exploração do gênero com apoio do material
didático, os alunos puderam observar que para podermos discutir sobre
determinado assunto, devemos antes ter conhecimento sobre o mesmo, gerando
assim, argumentos que justifiquem a opinião de forma clara. Também abordamos em
sala a diferença entre fato e opinião.
Para trabalhar de forma concreta com o tema, os alunos foram
convidados a se direcionarem até a biblioteca da escola, onde puderam escolher
um livro infantil, qual desejassem realizar a leitura. Após todos escolherem,
nos dirigimos até a área verde da escola e todos se organizaram para a leitura
do livro. Houveram trocas de livros entre os colegas quando terminavam a
leitura do livro escolhido.
Voltando para sala, as crianças confeccionaram um lapbook,
onde completaram as informações descrevendo os personagens, onde aconteceu a
história, autor, ilustrador, editora, título, fazendo o desenho da capa do
livro, entre outros. Para finalizar o estudo, os alunos discorreram a opinião
deles sobre o livro lido e compartilharam com os colegas.
Para concluir, as crianças acrescentaram que só puderam dar
a opinião sobre o livro depois que tiveram conhecimento sobre o mesmo. Foi
muito interessante, pois após o compartilhamento, os alunos sentiram-se
instigados a ler o livro dos colegas, além da aprendizagem ocorrer através de experiência
participativa, os alunos são incentivados a melhorarem sua forma de comunicação.
Comentários
Postar um comentário