ALUNOS DO 4° ANO DA PROFESSORA EUNICE REPRODUZEM A MÚSICA ESCRAVOS DE JÓ

 

A turma do 4° ano A, da Escola Municipal Professora Anita Taborda Puglia,  da professora Eunice Pontarolo Paes, realizaram atividades sobre os imigrantes que vieram para o Brasil e suas culturas. E para dar sequência a essas atividades, os alunos reproduziram do jogo “Escravos de Jó”.

A dança e música “Escravos de Jó” é bastante tradicional no mundo das crianças e na escola, mas há uma história desta canção e dança. Por ser uma dança alagoana e que faz referência aos escravos, reproduzimos está atividade como um complemento dos conteúdos imigrantes no Brasil e suas culturas. Uma história provável sobre está canção é que a cultura negra tenha se apropriado de uma figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguez, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato.

Essa brincadeira estimula a atenção, concentração, coordenação motora, linguagem, ritmo, memória e a cooperação entre os participantes. Os participantes devem ter paciência entre si, até que aprendam a dinâmica da brincadeira, respeitando o seu próprio ritmo. A atividade proporcionou interação entre os estudantes, pois a dinâmica exigia paciência, sincronia e ritmo entre todos.

Autora: Eunice Pontarolo Paes













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de vida

Dengue

Conscientizando