Mobilidade urbana
Professora: Lucimara Elesandra Carneiro, 5° ano A. Escola Municipal Cívico- militar professora Anita Taborda Puglia.
Essa semana Projeto Vamos Ler com a turma do 5º Ano A, tivemos uma aula muito produtiva e sobre o tema mobilidade urbana. Para dar início às atividades, assistimos a uma videoaula especial no portal do projeto, "A importância da mobilidade urbana".
Após o vídeo, realizamos um levantamento com os próprios alunos sobre como cada um se locomove até a escola. Esses dados foram organizados em tabelas, produzidas por eles e depois transformados em gráficos, permitindo trabalhar também conteúdos de Matemática de forma interdisciplinar.
Em seguida, elaboramos coletivamente uma lista de ações que podem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, com foco no que nós podemos fazer no dia a dia. A partir dessa lista, criamos cards digitais de conscientização, utilizando uma das sugestões de atividades propostas pela videoaula assistida.
Dando continuidade, saímos às ruas próximas da escola para uma atividade prática de observação e de fotografia de elementos urbanos que favorecem a mobilidade e garantem segurança, como faixas de pedestres, faixas elevadas, pontos de ônibus e calçadas acessíveis. Essa atividade era também mais uma sugestão da videoaula.
Encerramos as atividades com um momento lúdico: o "Jogo da Mobilidade", um jogo de tabuleiro em duplas. Cada dupla montou seu próprio dado e, ao jogar, lia e seguia as instruções das casas do tabuleiro. Ganhava quem conseguisse chegar ao final do percurso primeiro. A atividade foi muito divertida e engajadora, além de reforçar os conceitos trabalhados ao longo da aula.
De forma geral, a aula foi muito rica, interativa e participativa. Os alunos demonstraram grande envolvimento, conseguiram levantar pontos relevantes sobre a mobilidade urbana e compreenderam a importância de ações conscientes no trânsito e no espaço urbano.
Essa semana Projeto Vamos Ler com a turma do 5º Ano A, tivemos uma aula muito produtiva e sobre o tema mobilidade urbana. Para dar início às atividades, assistimos a uma videoaula especial no portal do projeto, "A importância da mobilidade urbana".
Após o vídeo, realizamos um levantamento com os próprios alunos sobre como cada um se locomove até a escola. Esses dados foram organizados em tabelas, produzidas por eles e depois transformados em gráficos, permitindo trabalhar também conteúdos de Matemática de forma interdisciplinar.
Em seguida, elaboramos coletivamente uma lista de ações que podem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, com foco no que nós podemos fazer no dia a dia. A partir dessa lista, criamos cards digitais de conscientização, utilizando uma das sugestões de atividades propostas pela videoaula assistida.
Dando continuidade, saímos às ruas próximas da escola para uma atividade prática de observação e de fotografia de elementos urbanos que favorecem a mobilidade e garantem segurança, como faixas de pedestres, faixas elevadas, pontos de ônibus e calçadas acessíveis. Essa atividade era também mais uma sugestão da videoaula.
Encerramos as atividades com um momento lúdico: o "Jogo da Mobilidade", um jogo de tabuleiro em duplas. Cada dupla montou seu próprio dado e, ao jogar, lia e seguia as instruções das casas do tabuleiro. Ganhava quem conseguisse chegar ao final do percurso primeiro. A atividade foi muito divertida e engajadora, além de reforçar os conceitos trabalhados ao longo da aula.
De forma geral, a aula foi muito rica, interativa e participativa. Os alunos demonstraram grande envolvimento, conseguiram levantar pontos relevantes sobre a mobilidade urbana e compreenderam a importância de ações conscientes no trânsito e no espaço urbano.
Comentários
Postar um comentário