HOMENAGEM AO DIA DA PÁTRIA
AUTORA
Professora Lucimara Elesandra Carneiro, 5º ano A
Durante a primeira semana de setembro será relembrada a história da independência do Brasil na Escola Anita Taborda Puglia, história esta que foi um marco muito importante para o povo brasileiro.
Professora Lucimara Elesandra Carneiro, 5º ano A
Durante a primeira semana de setembro será relembrada a história da independência do Brasil na Escola Anita Taborda Puglia, história esta que foi um marco muito importante para o povo brasileiro.
Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal. Os dizeres: “Independência ou Morte” marcaram o início de um novo período na história do Brasil, até então colônia de Portugal. D. Pedro I tornava-se primeiro imperador das terras brasileiras.
O processo de independência está diretamente ligado aos acontecimentos de 1808 que culminaram com a vinda da família real portuguesa para o Brasil.
A decisão de transformar a colônia em um país independente surgiu da conturbada situação das relações de comércio exterior que estavam sob o comando da família real portuguesa.
Com a chegada da corte no Brasil, houve a abertura dos portos para importação e livre comércio, sobretudo com a Inglaterra. Entretanto, com o retorno dos nobres à Portugal, a coroa exigia novamente exclusividade no setor do comércio exterior.
Insatisfeitos, a nobreza brasileira começou a pressionar D. Pedro para que as ordens vindas de Portugal não fossem atendidas. Ao mesmo tempo, a Inglaterra, principal parceira econômica da época, encorajava D. Pedro a romper os laços com Portugal.
Ao saber da pressão que passava, D. João IV ordena o retorno imediato de seu filho a Portugal. Por meio de assinaturas, a população realizou um abaixo assinado pedindo que o príncipe regente permanecesse em terras brasileiras.
Em 9 de janeiro de 1822, ao receber o documento contendo as assinaturas, D. Pedro decreta que não retornaria para Portugal e que ficaria no Brasil. Esse dia ficou marcado na história como o Dia do Fico.
Com a intensificação das pressões da coroa para seu retorno, D. Pedro que estava em viagem por São Paulo, próximo às margens do Rio Ipiranga, recebe outra mensagem exigindo seu retorno à sua terra natal.
E foi assim, no dia 7 de setembro de 1822, que D. Pedro declarava a Independência do Brasil.
Os alunos do 5º ANO prestaram suas homenagens à Pátria cantando o Hino Nacional, da Independência, e de Ipiranga. Também fizeram uma apresentação com a música: Coração brasileiro, para marcar esta data tão importante para nossa história.
A celebração da Semana da Pátria é o momento propício para acender nas mentes e corações a vontade de conhecer um pouco mais sobre o seu país de e explorar um pouco mais a sua própria cultura.
Trabalhar este tema, estimula o conhecimento histórico e promove o sentimento de patriotismo em todos os alunos, ajuda as crianças a entender seu papel como um cidadão que tem direito e deveres na sociedade.
Comentários
Postar um comentário