MEIO AMBIENTE E SOLIDARIEDADE

AUTORA
Professora Márcia Eliane Travensoli, 4º ano B

Decorrido o extenso período de pandemia do corona vírus COVID-19, nos anos de 2.020 e este ano atual , como todas as instituições e locais onde se preza a presença e contato humano, a escola, um cenário de contexto pedagógico, de sociabilidade e de ensino elaborado, sofreu adaptações em todos seus âmbitos.

No momento atual do ano letivo, com o retorno gradativo às aulas presenciais e uma pequena minoria através de Meet, a sensação de estar com o aluno e a satisfação de o acompanhar, lado a lado, faz com que as estratégias de aprendizagem, transbordem e promovam interações infindáveis de valores, atitudes, preservação, expressão de ideias, opiniões, etc.

Tem coisas que acontecem, fluem, na conversa e troca de ideias. E foi a partir dessa situação, que numa das aulas, falando sobre doenças, e em questão sobre a “ Dengue”; como se contrai, o tratamento e como se prevenir, que durante a exploração do tema e orientações de como preservar a saúde, de hábitos de higiene corporal, da casa, do quintal, do meio onde vivem, e principalmente do descarte correto do lixo produzido, bem como, os riscos envolvidos; que fora listado oralmente modos de como se poderia fazer isso.

A partir daí, eu, Márcia Eliane Travensoli, professora do 4° ano B, da Escola Anita Taborda Puglia, em conversa dialogada sobre os descartes de materiais, que lixo vira luxo, relatei sobre a existência da Comunidade dos Servos Pobres, em Ponta-Grossa, no qual as pessoas aceitam a doação de todos os tipos de tampinhas plásticas, e que, ao vender compram materiais para a produção de fraldas geriátricas, atendendo às necessidades daqueles que precisam. Numa inferência, perguntado sobre o que faziam, ou se tinham tampinhas, fora sugerido para trazer à escola e que podia haver uma possível troca. Surgiu então, a ideia de que ao trazer as tampinhas os alunos poderiam ser beneficiados com algum material de prioridade escolar. Então, desde o começo de agosto, todos os alunos da turma estão supridos do material básico, como: lápis, borracha, régua, apontador, cola e tesourinha. Já, na semana passada, a questão multidisciplinar e ambiental foi apresentada ao 5° ano, a qual teve aprovação e muitas tampinhas arrecadadas.

O objetivo desse gesto de cooperação, entre as partes envolvidas, é gerar consciência, gradual e qualitativa nos educandos, vivenciando que com uma simples atitude, pode-se ajudar a natureza a ficar ainda mais bela e limpa, ter materiais escolares essenciais no dia a dia, auxiliar a nobre e abençoada causa da Comunidade dos Servos Pobres, enfim , podendo assim dizer que, uma iniciativa, onde todos estão fazendo a sua parte por um mundo melhor, pois somos responsáveis pelo lugar onde vivemos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de vida

Dengue

Conscientizando